quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Governo federal vai apoiar medidas destinadas a reestruturar Saúde em Natal

Crédito Secom-PMN
O Ministério da Saúde irá apoiar as iniciativas propostas pela Prefeitura de Natal e pelo Governo do Estado na reestruturação da Saúde em Natal. Este foi o resultado da reunião realizada nesta terça (29), em Brasília, entre o prefeito Carlos Eduardo, a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Assistência à Saúde, Helvécio Miranda, que representou o ministro Alexandre Padilha devido à determinação da presidente Dilma Rousseff para que ele fique no Rio Grande do Sul acompanhando o atendimento às vítimas do incêndio na Boate Kiss.

O prefeito e a governadora prepararam uma pauta comum entregue ao secretário de assistência à saúde na qual ficam especificados os compromissos do município, do Estado e do Ministério. Entre as propostas levadas pelo prefeito e aprovadas pelo Ministério, está a ampliação da capacidade do Hospital dos Pescadores para no mínimo 50 leitos, a garantia de manutenção dos recursos já destinados à construção de mais duas UPAs, uma no Planalto e outra na Zona Norte, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, a ampliação dos recursos destinados às cirurgias eletivas e pós-traumáticas, o credenciamento de novos leitos de UTI e o apoio à contratualização com os prestadores de serviços do SUS em Natal e no Rio Grande do Norte.

O Município se comprometeu ainda a colocar para funcionar em um prazo de até seis meses a UPA da Cidade da Esperança e qualificar o atendimento das maternidades incluídas na Rede Cegonha, com renovação de equipamentos e mobiliário e implantar o Pólo de Atendimento secundário ao pré-diabético em Natal, como forma de prevenir amputações, já que a cidade tem um dos mais altos índices de amputação por diabetes.

Já o Estado se comprometeu a ativar os leitos pactuados no Plano já aprovado no ano passado pelo Ministério da Saúde, reativar os leitos de UTI do hospital Giselda Trigueiro, cujas obras terminam esta semana, e a apoiar e negociar com os prefeitos de Macaíba e Parnamirim a abertura imediata das UPAs existentes nesses municípios, além de finalizar a reforma do Hospital da Polícia e abertura de 30 novos leitos de retaguarda clínica no Hospital Onofre Lopes.

Também foi definido um compromisso conjunto do Estado e do Município no sentido de reestruturar a regulação dos leitos, exames e consultas com a ativação da Central de Regulação Metropolitana em forma de cogestão, com apoio técnico do Ministério da Saúde.

Para o prefeito Carlos Eduardo, a audiência foi bastante objetiva e deixa vislumbrar um caminho futuro para uma efetiva melhora na prestação dos serviços de saúde em Natal. “Acho que essa reunião será um marco na formação de um pacto que fortaleça a gestão compartilhada no SUS em Natal e para que as coisas efetivamente aconteçam”, disse o prefeito.
A governadora Rosalba Ciarlini também exaltou a parceria firmada entre os entes federativos para resolver os problemas da Saúde na capital potiguar. “Desde a primeira hora, o Governo se colocou à disposição do Município de Natal, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, que manteve várias conversas com o secretário municipal (Cipriano Maia) exatamente por entendermos que o retorno dos serviços de Saúde de Natal a uma condição de normalidade é essencial para o funcionamento de toda a rede SUS. O Governo do Estado está somando esforços. Com os três entes trabalhando juntos, as perspectivas para a Saúde do Rio Grande do Norte ficam muito mais promissoras”, acredita a governadora.
Secretaria Municipal de Comunicação -(84) 3232.8858

Nenhum comentário:

Postar um comentário