quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Em audiência com ministra, prefeito integra Natal ao Sistema

         A viagem do prefeito Carlos Eduardo a Brasília está rendendo excelentes resultados também para a Cultura em Natal. Em audiência com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, no fim da tarde desta quarta (27), o chefe do Executivo natalense assinou a adesão do Município ao Sistema Nacional de Cultura. O prefeito classificou a inserção de Natal no SNC como “um dos momentos mais importantes dos últimos tempos” para a cultura da cidade. “A partir dessa adesão, nossas políticas culturais passarão da fase da improvisação e das iniciativas pontuais para uma fase de planejamento”,destacou ele.
Também foi ressaltado pelo prefeito o aspecto do SNC de permitir a participação dos diversos segmentos culturais na discussão e elaboração das políticas públicas do setor. “O nosso ingresso no Sistema Nacional é uma forma de democratizar todo esse processo”.
A ministra Marta Suplicy também elogiou o prefeito de Natal pela proposta de criar a primeira Secretaria de Cultura da cidade, afirmando que isso vai abrir outras possibilidades de parceria entre os governos federal e municipal. Carlos Eduardo reiterou seu compromisso de incluir a criação da pasta na reforma administrativa que apresentará em breve à cidade. “Sabemos que a cultura é a manifestação da identidade de um povo, e o natalense tem muito a mostrar nesse campo. Com a Secretaria de Cultura, queremos dar condições para que a nossa cultura floresça e se desenvolva ainda mais, em suas diversas ramificações”, explicou ele.
Além da adesão de Natal ao Sistema Nacional de Cultura, o prefeito solicitou à titular da MinC o apoio para outros projetos culturais do Município. Um deles é o Festival de Cinema de Natal. A ministra garantiu novos recursos para o Festival, originários do Fundo Nacional de Cultura.
Carlos Eduardo também propôs a expansão em Natal dos Centros Unificados das Artes e do Esporte. Focados no desenvolvimento de talentos nas comunidades, esses centros já têm duas unidades garantidas para a capital potiguar: uma em Felipe Camarão e outra em Lagoa Azul. “Solicitamos à ministra Marta Suplicy a construção de mais três Centros Unificados das Arte e do Esporte, além dos dois já projetados. Ela se mostrou sensível em atender ao nosso pedido”, emendou o prefeito.
Para o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Dácio Galvão, que acompanhou o prefeito na audiência com a ministra — assim como o ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, a deputada federal Fátima Bezerra e o secretário municipal de Comunicação Social, Heverton de Freitas —, a integração de Natal ao SNC significa um divisor de águas. Ele observou que, embora estabeleça diretrizes programáticas, o Sistema não engessa as manifestações artísticas:“São preservadas as peculiaridades culturais de cada cidade, que tem liberdade para elaborar seu próprio Plano de Cultura a partir da entrada no SNC”.
Em data ainda a ser definida, o secretário de Articulação de Relações Institucionais do MinC, João Roberto Costa do Nascimento, virá a Natal para coordenar ao lado do prefeito Carlos Eduardo o ato que marcará o início dos debates sobre o Plano Cultural de Natal. O evento contará com a participação de representantes da classe artístico-cultural da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário