sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Governadora Rosalba Ciarlini entrega 53 ônibus escolares para 45 municípios do Rio Grande do Norte

 outros 83 veículos serão entregues no próximo sábado (22) às regiões do Seridó, Alto Oeste e Vale do Assú.

O esforço conjunto do Governo do Estado e da bancada federal do Rio Grande do Norte garantiram aos nossos estudantes a continuação do projeto de universalização do sistema educacional do Estado, por meio do Programa Caminhos da Educação foram entregues na manhã desta segunda-feira (14), 53 novos ônibus escolares a 45 municípios das regiões da Grande Natal, Agreste, Trairi e Mato Grande.
Dentro do planejamento do projeto, a Governadora Rosalba Ciarlini realiza no sábado (22) outras três entregas. A partir das 9h, em Caicó, o Governo fará a entrega de 23 ônibus, que beneficiarão os estudantes de 21 municípios da região do Seridó. Às 15h, em Pau dos Ferros, será a vez de 20 municípios do Alto e Médio Oeste receberem 35 ônibus. Encerrando a programação, às 18h, em Mossoró, 25 ônibus serão entregues a 20 municípios da região Oeste e do Vale do Assú. 
“Nós queremos universalizar o sistema, para que nenhuma criança deixe de ir para a escola. O transporte oferecido pelos municípios deve ser confortável e seguro. Precisamos com urgência mudar essa história de transportar crianças em caminhonetes e em caminhões pau-de-arara e é isso que nós estamos fazendo”, disse a Governadora.

Além disso, outros 10 ônibus já foram entregues entre o final de 2012 e o início de 2013. Os municípios de Brejinho, Itajá, Jandaíra e Pedro Velho receberam um ônibus cada. Já Viçosa, Jucurutu e Pau dos Ferros receberam dois ônibus cada.

Para Rosalba essa é uma realização importante que vai garantir às crianças e adolescentes uma oportunidade de vida. Ainda segundo ela, é através da educação que se pode mudar a realidade do nosso estado e do nosso país: “No ano passado entregamos 120 ônibus e agora com mais estes 146 estamos conseguindo alcançar o nosso objetivo e vamos continuar lutando para conseguir mais. Com o apoio do Governo Federal vamos avançar e levar essa estrutura que é importante, é necessária e que estimula a ida a escola”.

O investimento do Governo na compra dos 146 ônibus foi de R$ 28 milhões, e foi conseguido graças à emenda parlamentar do senador José Agripino. No total, 126 municípios do Estado serão beneficiados nesta segunda entrega. Somando à primeira entrega, em março de 2012, quando outros 120 ônibus foram adquiridos com recursos próprios, o Governo do Estado já distribuiu 266 novos ônibus escolares, em menos de um ano.

Para a secretária de educação Betânia Ramalho, ainda é preciso fazer muito mais pelos nossos jovens:“Temos uma população muito dispersa, afastada das áreas onde estão construídas as escolas, como zonas rurais e periféricas. O transporte representa um atrativo a mais para os professores fazerem aulas diferenciadas e estimular os alunos a freqüentarem a escola”.

Mais 140 ônibus estão dentro do planejamento do Programa Caminhos da Educação, que serão garantidos por meio de outra emenda parlamentar do deputado federal Felipe Maia.

Uma exigência do convênio firmado entre Estado e prefeituras é que os ônibus sejam utilizados exclusivamente para o transporte de estudantes da Educação Básica. Compete aos gestores e à sociedade organizada acompanhar a correta utilização e o zelo do transporte escolar. O Ministério da Educação disponibiliza o telefone 0800-616161 para facilitar esse controle social.
Texto: Luiza Mendes
Fotos: Demis Roussos
 
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Paulo Araújo - Assessor de Comunicação: (84) 3232-5141
Assecom-RN: (84) 3232-5204/ 5152

Nenhum comentário:

Postar um comentário