segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Henrique Eduardo Alves é eleito presidente da Câmara

Ed Ferreira/AE
O deputado Henrique Eduardo Alves foi eleito nesta segunda-feira presidente da Câmara dos Deputados por ampla maioria.Alves foi eleito com 271 votos, contra 165 do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), 47 da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) e 11 do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ). Três parlamentares votaram em branco.
O deputado Henrique Eduardo Alves cumpre seu 11º mandato na Casa e vai assumir a presidência pela primeira vez. Em seu discurso após a vitória, ele retomou a retórica de defender temas caros aos colegas e prometeu lutar para reforçar a autonomia do Legislativo.
"Os outros poderes, com todo o respeito... Mas o poder que representa o povo brasileiro na sua mais sincera legitimidade, queiram ou não queiram, é esta Casa aqui, é o Legislativo, é o Parlamento brasileiro", disse.
Alves se elegeu com a promessa de criar uma comissão para analisar propostas que tramitam na Casa e que tornariam as emendas individuais dos parlamentares um gasto obrigatório no Orçamento.
Ele também defendeu a análise dos vetos presidenciais pelo Congresso para evitar que a última palavra sobre temas tratados pelo Legislativo fique com o veto do Executivo.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello, Jeferson Ribeiro e Ana Flor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário