quinta-feira, 7 de março de 2013

Governo do Estado garante R$ 190 milhões para obras da Via Norte-Sul

           Na manhã desta quarta-feira (06), a Secretária de Estado da Infraestrutura, Kátia Pinto, esteve em Brasília presente em reunião no Ministério das Cidades e, representando a Governadora Rosalba Ciarlini, garantiu recursos na ordem de R$ 190 milhões destinados a mais uma grande obra que trará desenvolvimento para a capital do Rio Grande do Norte. Trata-se da execução da Via Norte-Sul.

Selecionada dentro do PAC 2 Grandes Cidades, programa do Ministério das Cidades do Governo Federal, a Via Norte-Sul atualmente está na etapa de traçado do projeto executivo através da equipe de técnicos e engenheiros da Secretaria de Estado da Infraestrutura do RN, e tem como objetivo criar um novo corredor viário dentro do perímetro urbano da cidade de Natal, com 11,8 km de extensão, interligando a Zona Oeste à Zona Sul, com início na Av. Ranieri Mazzilli (BR-226) e seguindo até a Rota do Sol, passando pela Av. das Alagoas (túnel BR-101).
Ao todo, estima-se que a obra vai beneficiar 380.000 pessoas, sendo 300.000 em Natal e 80.000 nos outros municípios da Região Metropolitana de Natal, passando pelos bairros de Bom Pastor, Felipe Camarão, Cidade da Esperança, Planalto, Pitimbu, Neópolis, Capim Macio e Ponta Negra. Dentro de seu traçado, a obra contará ainda com ciclovia, faixas exclusivas para transporte coletivo, urbanização com acessibilidade, calçadas e sete obras d´arte (entre viadutos e túneis).
A intenção do Governo do Estado, através da conclusão da Via Norte-Sul, é desafogadar as Avenidas Hermes da Fonseca/Sen. Salgado Filho e Av. Prudente de Morais, imenso gargalo que se formou no trânsito da cidade e que vem se agravando com o passar dos anos. Além disso, a obra vai priorizar o transporte público com a criação de novos corredores de ônibus, e com a implantação de novas ciclovias dentro do perímetro urbano, a população ganha um incentivo para migrar do transporte motorizado para o não motorizado, com comodidade e qualidade.
Com a inclusão da Via Norte-Sul dentro do PAC 2, a Secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, recebe o aval necessário para dar andamento às etapas burocráticas comuns ao início de uma obra. Logo, o Governo do Estado, que trabalha por um RN maior, garante mais uma importante obra para a Região Metropolitana de Natal, e com isso reafirma o seu compromisso em trazer melhorias na qualidade de vida da população.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Kallyne Ninotcha – Assessoria SIN – 8126-1453
Paulo Araújo - Assessor de Comunicação: (84) 3232-5141
Assecom-RN: (84) 3232-5204/ 5152

Nenhum comentário:

Postar um comentário