quarta-feira, 13 de março de 2013

Prefeitura envia ao Governo Federal projeto de urbanização para bairros das regiões Norte e Oeste


A secretária Virgínia Ferreira (Planejamento) enviou nesta segunda-feira (11) à Secretaria Nacional de Habitação dois grandes projetos de urbanização integrada que atenderão aos bairros Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul, na Região Administrativa Norte, e Guarapes e Planalto, na Região Administrativa Oeste.
Os projetos preveem pavimentação, drenagem, construção e melhorias de casas, regularização fundiária, construção de escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), unidades de saúde, centro de zoonose, centro odontológico, centro de medicamentos, praças, quadras, construção de centros de artesanato, pontos de memória, centro de educação musical, Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT) e ecopontos, entre outros equipamentos urbanos. O projeto prevê ainda a construção de um parque ecológico às margens da Lagoa Azul Dendê, no bairro Lagoa Azul, para recuperação e preservação ambiental (a área está inserida em Zona de Proteção Ambiental) e uso da comunidade. “Essas articulações com o Governo Federal começaram já no período de transição. Nós explicamos a situação de Natal e pedimos prioridade para esse projeto junto ao Ministério do Planejamento. A secretária Inês Magalhães (Habitação Nacional) pediu urgência no projeto para avaliação e seleção”, explicou Virgínia Ferreira.

Caso o projeto seja aprovado, cerca de 180 mil pessoas serão beneficiadas diretamente. Apenas em termos de moradia (construção e melhoria de casas e regularização fundiária), 16.796 famílias serão contempladas. O custo total é de R$ 367 milhões.

As ações foram pensadas por todas as secretarias, num trabalho coordenado pela Secretaria de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla) desde janeiro deste ano e fazem parte do programa de governo do prefeito Carlos Eduardo. Os bairros, situados em regiões periféricas da cidade, apresentam infraestrutura urbana precária, número insuficiente de equipamentos urbanos e difícil acesso a serviços públicos - resultados do crescimento populacional e falta de planejamento urbano.
A ideia é transformar o espaço urbano daqueles bairros, facilitando deslocamentos, ampliando o acesso a serviços como educação, saúde, esporte, cultura e lazer, estimulando o convívio em comunidade, a prática de exercícios físicos e o exercício da cidadania.

“Em Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul, nós vamos expandir o Natal do Futuro, iniciado na gestão anterior. Já Planalto e Guarapes estão crescendo rapidamente e nós precisamos agir preventivamente para evitar problemas urbanos futuros”, explicou o prefeito Carlos Eduardo. “Esses projetos melhorarão a qualidade de vida da população e trarão de forma indireta mais emprego e renda para aquelas regiões”.

Secretaria Municipal de Comunicação
(84) 3232.8825

Nenhum comentário:

Postar um comentário