sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Governo garante projeto para que Natal seja totalmente saneada

 
O bairro do Planalto é uma das localidades da capital a serem beneficiadas com o programa Sanear RN, uma ação de governo que tem o objetivo de dar um grande salto no sentido de universalização do saneamento urbano estadual, com impactos importantes sobre a saúde da população, a qualidade de vida, o meio ambiente e o turismo. É a maior ação de saneamento da história do RN. Mais de 1,5 milhão de potiguares serão beneficiados em todo o Estado.
 
Hoje (25), no auditório da Governadoria, a Governadora Rosalba Ciarlini assinou duas ordens de serviços no Planalto e anunciou que a capital potiguar terá recursos suficientes para que seja 100% saneada.
 
“Posso confirmar que a nossa capital conseguiu recursos suficientes para que seja toda saneada. Natal terá uma qualidade de vida melhor”, disse a Governadora, enfatizando que, saneada, a cidade terá mais investimentos e será ambientalmente mais responsável, com a despoluição de praias, rios e lagoas.
 
Até o momento foram investidos 700 milhões de reais em saneamento e esgotamento sanitário em Natal.
 
O Planalto receberá serviços de abastecimento de água e criação de esgotos com investimento total de R$ 11,049 milhões e implantará parte do sistema já existente, contemplando as sub-bacias 04 e 05 da Bacia LS (bacia que abrange parte de Felipe Camarão, Guarapes e Planalto). Uma população de 25.111 habitantes será beneficiada.
 
A outra ordem assinada refere-se à ampliação do sistema de abastecimento de água da comunidade, com adequação das unidades de produção, reserva e distribuição e tem prazo de seis meses para ser concluída. Terá 7.653 metros de tubulação para distribuir os recursos hídricos, além de contar com duas subadutoras.  O investimento total da ampliação do sistema é de R$ 2,093 milhões.
 
A população beneficiada com esta parte da obra é de 14.314 habitantes, por meio de 780 novos ramais que serão instalados. Os recursos são oriundos da Caixa Econômica Federal, através do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
 
Na mesma ocasião foram entregues dois caminhões para a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Ainda está prevista a distribuição de mais 65 veículos.
 
Estiveram presentes na cerimônia o diretor-presidente da Caern, Yuri Tasso; os secretários de Estado Kátia Pinto (Infraestrutura) e Leonardo Rêgo (Meio Ambiente e Recursos Hídricos); o Chefe do Gabinete Civil da Prefeitura do Natal, Sávio Hackradt; o deputado José Adécio e o líder comunitário do Planalto João Batista.

Novos investimentos
A Governadora anunciou um projeto de 180 milhões de reais para instalação de uma nova adutora para Natal. Os recursos são referentes ao Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC). A água sairá do manancial de Maxaranguape. De acordo com Rosalba Ciarlini, o objetivo da obra é fazer com que o município garanta a presença de água potável para os próximos anos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário